Resolvi escrever este post dedicado ao último programa do Plano Inclinado essencialmente por dois motivos. Em primeiro lugar, penso que se tratou do melhor programa desta sessão de debates (acompanhado de muito perto do primeiro programa sobre Educação com a presença de Maria do Carmo Vieira). Todos os intervenientes, incluindo o brilhante Mário Crespo na moderação, estiveram muito bem neste debate onde discutiram o estado da Justiça com elevação e contribuindo com diversos exemplos bastante esclarecedores e que representam os principais problemas nesta área (lentidão, elevadas custas judiciais, juízes que não têm tanto controlo sobre os processos como deveriam ter e excessiva valorização da chamada "justiça processual").
Em segundo lugar, devo destacar a extraordinária participação do ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves. Penso que actualmente é o melhor a falar sobre Justiça na Comunicação Social, não só pela sua elevada capacidade intelectual que faz dele o profissional que é, mas também pela sua capacidade oratória notável, sendo assertivo e bastante esclarecedor mas sem o estilo arruaceiro de Marinho Pinto. Rogério Alves não é o típico comentador da escola do Prós e Contras que gosta de abordar os assuntos de forma muito genérica e com linguagem muito floreada, rematando sempre no final com os clichés do costume: "os portugueses têm capacidades notáveis mas não as aproveitam", ou "não podemos estar sempre a queixar da nossa classe política".
Felizmente, existe um programa aos sábados à noite na Sic Notícias onde nenhum dos intervenientes (convidados fora do painel inclusive) alinha pela bitola da vulgaridade. Caro leitor, se nunca viu o Plano Inclinado comece já no próximo sábado a corrigir esse erro e veja também no nosso blogue os programas anteriores.
No comments:
Post a Comment