Friday, December 4, 2009

"A Maior Experiência do Mundo"


Há uns dias, falei do facto do LHC ter atingido um recorde de energia de 1.18TeV. Hoje, na sua crónica para o Sol, Carlos Fiolhais explica qual é o significado dessa energia, e como é difícil imaginá-la.

O que significa a energia de 1 TeV? O prefixo tera vem do grego e significa monstro. Um tera é, de facto, um número monstruoso: um milhão de milhões, um número que se exprime pelo algarismo um seguido de doze zeros: 1 000 000 000 000. O electrão-volt (1 eV), uma unidade muito usada na Física, é a energia adquirida por um electrão quando submetido à tensão eléctrica de um volt. Trata-se de uma energia típica da Física Atómica, ao passo que o milhão de electrões-volt (um megaelectrão-volt ou 1 MeV) é uma energia típica da Física Nuclear. A energia que acaba de ser obtida na maior experiência do mundo, realizada com a maior máquina do mundo, só dificilmente pode ser imaginada: é cerca de um milhão de vezes maior do que a energia necessária para arrancar um protão de um núcleo atómico.

No entanto, não se fica por aqui. Estes são apenas os testes iniciais. Para o professor de física da Universidade de Coimbra, aquela que refere como sendo "a maior experiência do mundo" ainda mal começou a contribuir para a ciência, estando apenas a preparar-se para um fantástico ano de 2010.

Planeia-se atingir em cada feixe – na experiência, há dois feixes de protões que chocam frontalmente, tendo já sido registadas as primeiras colisões – a fantástica energia de 7 TeV. O Natal e Ano Novo vão, no CERN, ser passados a trabalhar para que 2010 seja um grande ano para a ciência. No próximo ano saberemos mais sobre o Universo, tanto sobre a sua constituição como sobre a sua origem.

No comments:

Post a Comment